-
Arquitetos: Matias Zegers
- Área: 364 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Cristobal Palma
-
Fabricantes: CMPC Maderas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira vista, o volume apresenta uma forma ambígua entre uma construção vernacular e uma intencional edificação moderna.
Estabelecida em Casablanca Valley, no topo de uma colina, rodeada por vinhas e coroado por uma velha e retorcida árvore de algaroba, o edifício adota a solenidade de um antigo povoado.
Dois enormes volumes brutos são separados por um equivalente volume vazio. O telhado, de uma forma monolítica piramidal, é cuidadosamente colocado na parte superior das paredes de concreto em camadas, conectando os dois corpos maciços.
No grande terraço, a velha árvore de algaroba está exposta às vastas e infinitas vistas para o vale. Uma elipse de pedras e flores delimitam a paisagem próxima, de onde três plataformas de concreto emergem geometricamente.
Os dormitórios são organizados em uma seqüência de espaços contrastantes, cada um oferecendo diferentes experiências e qualidades de luz.
O estreito pátio de entrada, à sombra das altas paredes, enquadram dramaticamente as vistas do céu. Movido por um vento suave, um leve véu de água brilha sobre um bloco de concreto preto.
O espaço é sutilmente iluminado e íntimo. Uma ampla janela panorâmica enquadra as vistas para as vinhas.
Duas portas de madeira levam para a iluminada sala de degustação de vinhos. Uma grande mesa em cipreste, com 6 cm de espessura, locada em frente ao grande painel envidraçado, confunde os limites entre dentro e fora. O vidro expõe a velha árvore, como uma relíquia de uma vitrine de museu.
Talvez o elemento mais expressivo seja a laje de concreto inclinada com uma borda fina, que faz com que a cobertura pareça uma leve placa.
A última sala ao leste é o quincho, um pátio murado com uma oliveira no centro. Um entalhe no canto expõe a paisagem e a cidade distante além das paredes maciças
Para o sul a cozinha, um espaço do mesmo tamanho da sala de jantar, empurrado para o monte com uma vista singular para a vinha abaixo.
O concreto foi moldado in loco em pequenas quantidades, apenas o suficiente para incrementar todo o perímetro de cada vez. Quando concluído, as paredes revelam o impacto das diferentes condições climáticas durante todo o processo de construção. O resultado são camadas, com variações ligeiras na cor e na textura, proveniente de um processo artesanal.